EaD-UFSCEspecialização em Tradução Literária Inglês-Português e Espanhol-Português

Sobre o Curso

Curso de pós-graduação, em nível de especialização, em Formação de Professores de Tradução Literária Inglês/Português e Espanhol/Português, oferecido na modalidade de educação a distância.

Resoluções de criação do Curso:
RESOLUÇÃO N° 032/CPG/2007, de 17 de maio de 2007.

Objetivo Geral:
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo a formação de pessoal para o exercício das atividades de pesquisa, tradução propriamente dita, e de magistério em nível médio e também superior na área de tradução literária a partir da formação oferecida pela UFSC na modalidade a distância, prioritariamente professores em exercício nas redes públicas de ensino dos Estados de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Paraná nos anos/séries finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio e/ou no ensino superior com licenciatura ou bacharelado em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Objetivos específicos:
- Verificar o desenvolvimento de uma visão crítica sobre perspectivas teóricas adotadas nas investigações lingüísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional por meio do curso ofertado pela UFSC na modalidade à distância;
- Avaliar o cumprimento das metas previstas nos planos de governos municipais relacionadas à formação de professores;
- Avaliar se a formação de professores de Tradução Literária Inglês-Português e Espanhol-Português forma profissionais capazes de lidar com as linguagens – de maneira particular a verbal – no contexto escrito, com a literatura na sua acepção ampla e com a interculturalidade – construindo e propagando uma visão crítica da sociedade;
- Verificar o nível de conhecimento e desempenho de profissionais nas áreas da educação e da formação em tradução literária, e sua influência na melhoria da qualidade do desenvolvimento de suas atividades nas cidades onde o Curso de Pós-Graduação em Formação de Professores de Tradução Literária Inglês-Português e Espanhol-Português da UFSC será ofertado.

Público-alvo:
Prioritariamente professores em exercício nas redes públicas de ensino dos Estados de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Paraná nos anos/séries finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio e/ou no Ensino Superior com licenciatura ou bacharelado em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.