O curso de Educação de Jovens e Adultos na Diversidade se dará à distância e contará com 180 horas de formação distribuídas em módulos temáticos referentes à Educação de Jovens e Adultos. Contemplará questões relevantes que, em muitos casos, não estão previstas no currículo da formação inicial.
MÓDULOS |
CONTEÚDOS |
MÓDULO 1 – 20 HORAS INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Professora responsável: Araci Catapan |
EMENTA Introdução à EaD. A virtualização da comunicação e da educação. Pedagogia, Tecnologia e Diversidade. Definições e características da Educação a Distância. Orientações para o estudo na modalidade a distância. Utilização do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem – AVEA. Diversidade: um projeto de intervenção no projeto EJA. Referências bibliográficas: CATAPAN, Araci Hack. Pedagogia e Tecnologia: a comunicação digital no processo pedagógico. In: EDUCAÇÃO. Porto Alegre. PUC/RGS ano XXVI N. 50 JUN. 2003 P141-153. LÉVY, Pierre. Plissê Fractal: ou como as máquinas de Guattari podem nos ajudar a pensar o transcendental hoje. http://www.compsociedade.hpg.ig.com.br/pierre/pliss1.htm ORTIZ, Renato. Anotações sobre o universal e a diversidade. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. In: http://cev.org.br/biblioteca/anotacoes-sobre-o-universal-e-diversidade |
MÓDULO 2 – 20 HORAS PROJETO DE INTERVENÇÃO Professoras responsáveis: Adriana da Costa e Silvia Maria Martins |
EMENTA Pressupostos teóricos e metodológicos de um Projeto de Intervenção fundamentado na perspectiva da pesquisa-ação. Elaboração e realização de um Projeto de Intervenção. Referências bibliográficas: NORONHA, O.M. Pesquisa Participante: Repondo questões teórico-metodológicas. In: FAZENDA, I. Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1989. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 14ª edição. São Paulo: editora Cortez, 2005. VAZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1997. |
MÓDULO 3 – 30 HORAS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E DIVERSIDADE
Professoras responsáveis: Olga Celestina da Silva Durand e Dóris Regina Marroni Furini |
EMENTA Sujeitos e suas condições sócio-histórico-culturais constituidoras de diversidades. Relações intergeracionais (adultos e Jovens) (estudantes e professores). Características dos Sujeitos (Jovens e adultos). Relações com o conhecimento e os múltiplos saberes na perspectiva sócio-histórica. Conceitos-referência para compreender as dimensões de gênero e raça/ etnia. Referências bibliográficas: ANDRADE, Eliane Ribeiro. Sujeitos Educandos da EJA. Salto para o Futuro/TV Escola. WWW.tvbrasil.com.br/satlto CARRANO, Paulo. Educação de Jovens e Adultos e Juventude: O desafio de compreender os sentidos de presença de jovens na Escola. A segunda Chance. Revista REVEJ@, nº ZERO. DURAND, Olga C.S. Jovens da Ilha de Santa Catarina: Socialização, Sociabilidade. Tese de Doutorado, USP. SP, 2000. FURINI, Doris R.M. Paradoxo da Sereia: Um estudo Longitudinal sobrevida dos Jovens de Florianópolis. Tese de Doutorado. RGS/ UFRGS, 2009. GUIMARAES, Antonio Sérgio Alfredo. Combatendo o racismo: Brasil, África do Sul e Estados Unidos. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 1999, vol.14, n.39, pp. 103-115. ISSN 0102- LOURO, Guacira L. Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas. Educação em Revista (UFMG), v. 46, p. 201-218, 2007. BARBOSA, Maria Ligia O. A qualidade da escola e as desigualdades raciais no Brasil. In: SOARES, Sergei, et al. Os mecanismos de discriminação racial nas escolas brasileiras. (organizadores). Rio de Janeiro: IPEA, 2005. p. 93-123. Acessível em www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/tds/td_1335.pdf. |
MÓDULO 4 – 20 HORAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Professora responsável: Joana Célia dos Passos |
EMENTA As concepções de EJA: da alfabetização à aprendizagem ao longo da vida. As concepções de EJA em documentos da política pública. O que os movimentos sociais ensinam sobre a EJA. Referências bibliográficas: BRASIL. Documento base nacional preparatório à VI CONFINTEA. Brasília. MEC, 2008. Declaração de Hamburgo sobre Educação de adultos – V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos/ V CONFINTEA. 1997. GONÇALVES, L. A. & SILVA, P.B.G. “Movimento negro e educação”. In: Educação como exercício de diversidade. Brasília: Unesco, Mec, Anped, 2005. (Coleção Educação para Todos) HADDAD, S. & DI PIERRO, M.C. “Escolarização de jovens e adultos”. In: Educação como exercício de diversidade. Brasília: Unesco, Mec, Anped, 2005. (Coleção Educação para Todos) |
MÓDULO 5 – 20 HORAS EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O MUNDO DO TRABALHO Professora responsável: Rita de Cássia Pacheco Gonçalves |
EMENTA Os sujeitos da EJA e a especificidade dada por suas inserções no mundo do trabalho; (2) Conceitos (sentidos) de trabalho; (3) Conceitos (sentidos) de economia solidária; (4) Qualificação profissional e a possibilidade de atribuir sentido (novo) aos conhecimentos escolares. Referências bibliográficas: CURI, Jamil. Parecer CNE/CEB nº 11/00. 2000. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Apresentado na 22ª reunião anual da Anped, Caxambu, 1999. UNESCO. Declaração de Hamburgo, Alemanha, 1997. UNITRABALHO. Coleção cadernos de EJA. |
MÓDULO 6 – 30 HORAS DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCACIONAIS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA LEGISLAÇÃO NACIONAL Professor responsável: Anderson Sartori |
EMENTA Desenvolvimento histórico das políticas públicas e educacionais de EJA no contexto da Legislação Brasileira. Referências bibliográficas: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. BRASIL. Parecer CNE/CEB 11/2000. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos. BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005. CURY, Carlos Roberto Jamil. Os Fora de Série na Escola. Campinas: Associados, 2005. Educação de jovens e adultos: uma memória contemporânea, 1996-2004. Brasília: UNESCO, MEC, 2004. FÁVERO, Osmar (org). A Educação nas constituintes brasileiras. 2. Ed. Campinas: Autores Associados, 2001. |
MÓDULO 7 – 40 HORAS ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA EJA Professoras responsáveis: Silvia Maria de Oliveira e Regina Bittencourts Souto |
EMENTA O que é Educação de Jovens e Adultos. Cultura escolar e prática docente. O currículo da EJA e suas possibilidades. Instrumentos de observação, acompanhamento e avaliação. O indicador nacional de alfabetismo funcional: níveis de letramento no Brasil. Leitura e escrita como fundamentos curriculares. Referências: CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000. Documento Base Nacional Preparatório a VI CONFINTEA. In: http://forumeja.org.br IRELAND, Timothy, (org). Educação de jovens e adultos uma memória contemporânea, 1996-2004. Brasília, UNESCO, MEC, 2004. NEVES, Iara C. B. e outros. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre, UFRGS, 2004. RIBEIRO, Vera M. (org.). Letramento no Brasil. São Paulo, Global, 2003. |