EaD-UFSCEducação de Jovens e Adultos

O curso

O CURSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA DIVERSIDADE

O Curso de Educação de Jovens e Adultos e Idosos na Diversidade é um curso de formação continuada de professores de educação básica, com carga horária de 180h. Ofertado na modalidade à distância por meio do sistema da Universidade Aberta do Brasil, tem como objetivos formar professores e profissionais da educação no sentido de compreenderem os saberes e as estratégias metodológicas da educação de jovens e adultos, assim como os temas da diversidade para introduzi-los transversalmente na prática pedagógica da escola.
O Programa de formação oferecido para docentes em EaD, que atuarão nos cursos oferecidos pela UAB, contribuirá para a ampliação dos debates sobre as diversas etapas envolvidas no planejamento, implantação, desenvolvimento, oferta e avaliação de projetos de cursos superiores nessa modalidade, bem como busca propiciar a discussão de aspectos teóricos e metodológicos e aqueles referentes à produção de materiais.
Consideradas as especificidades da realidade brasileira, em particular no que se refere às políticas públicas educacionais de educação de jovens e adultos (EJA), a UAB propõe a realização de um programa de formação continuada para professores e outros profissionais da educação que atuam na EJA, com o objetivo de garantir oferta qualificada de educação de jovens e adultos para atender ao preceito constitucional da educação como um direito de todo cidadão e dever do Estado (Constituição da República Federativa do Brasil).
Os números da exclusão educacional de jovens e adultos demonstram que 67 milhões de brasileiros (Censo IBGE 2000) acima de 15 anos têm menos de oito anos de estudo e destes cerca de 14 milhões sequer sabem ler e escrever. Entre os que se incluem na faixa etária de 15 a 24 anos de idade temos 11 milhões que possuem menos de oito anos de estudos e 839 mil que não são alfabetizados.
O relatório de pesquisa do FEEJA/SC/2008 indica que, conforme o último censo demográfico, dos 5.500.000 habitantes catarinenses 4.567.000 pessoas são maiores de 15 anos e fazem parte da população inserida no mundo do trabalho. Seis por cento (6%) dessa população, ou seja, cerca de 231.000 cidadãos estão sem instrução (dados do PNAD/2006).
Destes 4.567.000 habitantes, 2.214.000 são homens e desses, 13,96% estão em estado de analfabetismo funcional. Já 2.353.000 são mulheres e dessas, 16,28% estão na condição de analfabetismo funcional. Também conforme o EDUDATA (2006), em Santa Catarina há uma taxa de analfabetismo funcional de 15,13% (pessoas maiores de 15 anos).
Santa Catarina apresenta uma demanda de atendimento na EJA de 49,67 % da população, destes 56% na zona urbana e 44% na zona rural, o que se revela como indutor à construção obrigatória de políticas públicas na garantia do direito subjetivo que é a educação. Ainda conforme dados anexados temos em Santa Catarina muitos municípios com percentuais de analfabetismo que oscilam numa média de 20 a 15%.
A matrícula em Educação de Jovens e Adultos em Santa Catarina, em 2006, foi de 129.050 (cento e vinte e nove mil e cinqüenta) alunos, assim distribuídos: 12.436 alunos nas séries iniciais do ensino fundamental; 51.867 alunos nas séries finais e 64.757 alunos no ensino médio (dados do INEP).
Já no Censo escolar EDUCACENSO 2007, Santa Catarina contava com uma matrícula inicial de 134.056 (cento e trinta e quatro mil e cinqüenta e seis) alunos, cujos dados se referem a matrículas presenciais e semi-presenciais. Tais matrículas estão distribuídas em 173 (cento e setenta e três) municípios e 379 (trezentos e setenta e nove) estabelecimentos de ensino.
Com esses números no atendimento à Educação de Jovens e Adultos, o INEP indica um total de 5.215 (cinco mil, duzentos e quinze) professores com função docente atuando na EJA. Ainda segundo o INEP, esses docentes possuem formação superior completa, no entanto, ao cruzarmos esse dado com as universidades catarinenses que nos seus Cursos de Pedagogia incluem apenas no âmbito de suas matrizes curriculares a previsão de poucos estudos sobre EJA, temos ainda um universo bem reduzido, o qual também é recente (dos anos 2000). São elas: UFSC[1], UDESC[2], Centro Universitário Municipal de São José[3], UNIVALI, UNISUL, UNOCHAPECÓ e UNESC.
Nesse sentido, o maior número de docentes atua nos Anos Finais de Ensino Médio, sendo que na sua formação inicial no âmbito dos cursos de licenciatura, a formação para a EJA ainda é um campo de estudos descoberto.
Esses indicadores fazem com que se justifique o presente projeto, o qual deverá focalizar bastante atenção ao atendimento dos educadores das escolas de EJA da zona rural, uma vez que se sabe da fragilidade que ainda representa hoje o acesso à escolarização na zona rural brasileira, e de como há a permanência de dificuldades para o atendimento das demandas da zona rural.
Mediante essa realidade propõe-se atuar na formação dos profissionais que trabalham particularmente na educação formal e na educação popular, na alfabetização, na educação de jovens e adultos (docentes que atuam no Programa Brasil Alfabetizado, em outros projetos e nas várias redes de ensino).
Pretende-se, assim, participar da constituição da Rede de Diversidade, mediante a matrícula em grupos de 2, 3 ou de 4 cursistas por escola, secretaria de educação ou instituição formadora, conforme propõe o MEC.
Desse modo, pretende-se oportunizar aos cursistas tomar conhecimento da localidade dos docentes e a partir daí elaborar projetos de intervenção local com base nos diagnósticos produzidos em preparação à VI CONFINTEA. O projeto de intervenção local deverá também, de acordo com o nível cursado, auxiliar no aprofundamento dos conceitos pertinentes à diversidade e na interlocução pedagógica com os diversos parceiros: Secretarias Municipais de Educação; Secretarias Estaduais de Educação; Universidades; Fóruns de EJA; movimentos sociais e demais parceiros nessa demanda.
Esse é um aspecto fundamental, pois pesquisas recentes na área de EJA indicam a necessidade urgente de organização de informações sistemáticas e abrangentes sobre o desenvolvimento e sobre a qualidade dos cursos de alfabetização e de escolarização, no que se refere, particularmente, às estruturas e processos de seu desenvolvimento, em particular aquelas que ocorrem externamente ao sistema educacional. Por outro lado, os estudos também indicam a necessidade de ações de intervenção no sentido de pensar os métodos pedagógicos adequados às particularidades dos sujeitos envolvidos: os educandos jovens, adultos e idosos.
3.1 Objetivo Geral
O Curso Educação de Jovens e Adultos e Idosos na Diversidade tem como objetivo principal a formação continuada de professores e outros profissionais da educação das redes públicas (prioritariamente), e particular que atuam na Educação de Jovens e Adultos e Idosos e de alfabetizadores populares que atuam no Programa Brasil Alfabetizado, bem como o de criar condições para a construção local de uma educação contextualizada de acordo com suas especificidades e constituição da Comunidade de Trabalho/Aprendizagem em rede na Diversidade – CTARD.
3.2 Objetivos Específicos
Ampliar os fundamentos teóricos e práticos que permeiam os conceitos de diversidade na Educação de Jovens, Adultos e Idosos;
Debater a Intersetorialidade da EJA;
Promover a discussão acerca das especificidades dos sujeitos da EJA;
Discutir a EJA no Brasil e no mundo partindo do contexto histórico;
Apresentar e discutir a legislação em vigor que normatiza a EJA;
Discutir aspectos pedagógicos específicos da EJA no exercício da diversidade;
Discutir as estratégias didático-pedagógicas para a EJA;
Articular o debate acerca da relação EJA e o mundo do trabalho;
Entender a EJA no Sistema Nacional de Educação: gestão, recursos e financiamento;
Apresentar e discutir os instrumentos de avaliação das políticas públicas de EJA;
Constituir grupos permanentes de intervenção local como elos da CTARD.

[1] Fonte: http://www.ced.ufsc.br/nova/gradegtpeda.doc. Acesso em março de 2008.
[2] Fonte: http://www.faed.udesc.br/userimages/Grade%20Pedagogia%20cord.pdf. Acesso em março de 2008.
[3]Fonte: http://www.usj.edu.br/templates/52/conteudo_visualizar_dinamico.jsp?idConteudo=1403&idUser=2528823&idEmpresa=57&tituloConteudo=Pedagogia. Acesso em março de 2008.