EaD-UFSCFormação de Professores de Matemática

Estrutura do Curso

Objetivos

Geral: Oferecer um meio para que o professor em serviço possa aprofundar seus conhecimentos e se apropriar dos saberes objeto de estudo, tanto quanto a seu conceito como também quanto suas aplicações.

Específicos:

  • Oportunizar aos professores do Ensino Fundamental e Médio o aprofundamento de conteúdos de matemática e o conhecimento de elementos das teorias de Educação Matemática, bem como de sua importância na atuação do professor.
  • Propiciar a reflexão acadêmica dos conteúdos de matemática, objeto de estudo no Ensino Fundamental e Médio.

Oportunizar ao professor em classe, a iniciação a pesquisa, visando a formação do professor pesquisador e a continuidade de sua formação acadêmica

Perfil

Estudante de matemática autônomo com domínio dos conceitos fundamentais da matemática. Professor que observa e analisa suas ações de forma crítica e reflexiva.

Público Alvo

Tutores (Licenciados em Matemática) do Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade à distância dos Pólos da UFSC, em Santa Catarina.

Professores de Matemática (Licenciados em Matemática) da rede Pública de Ensino no Estado de  Santa Catarina.

Definição

Curso de especialização em matemática que busca o aperfeiçoamento de professores em serviço com relação ao conhecimento matemático e quanto a prática escolar.

Número de Vagas: 180 vagas.

Área geográfica de abrangência: Estado de Santa Catarina e 1 município do  Paraná

Processo seletivo:

As inscrições foram abertas via Edital os quais foram realizados nos Pólos.

Duração do curso: Um ano e meio

Período: Início: 01/08/2009

Fim: 31 / 07/2010

Organização  Curricular: O Currículo será organizado em disciplinas e cada uma destas contempla temas de estudo;

- Carga horária(total): 450 horas

A carga horária do Curso será de: 450 horas, das quais:

90h  – Álgebra Linear

90h – Tópicos de Cálculo

90h – Fundamentos de Educação Matemática

90 h – Análise

90h- Álgebra

Monografia

Da Monografia:

As monografias serão realizadas individualmente, por tema, o qual será proposto pelo professor.

Obs.: Receberá o certificado os estudantes aprovados nas 5 disciplinas e na monografia.

Dos Procedimentos Metodológicos

Os conteúdos serão detalhados em programas por disciplina. Uma orientação de estudo dos conteúdos (onde será detalhada os temas e cronograma será proposto) será elaborada pelo professor da disciplina com base em três livros textos conhecidos e reconhecidos pela academia, os quais serão disponibilizados aos estudantes. A abordagem e discussão dos conteúdos serão feitas via videoconferências semanais, planejadas no início do desenvolvimento de cada uma das disciplinas, como também via ambiente virtual de aprendizagem, por meio de Fóruns e bate papo, tarefas e atividades complementares.  O trabalho, investimento do estudante para sua aprendizagem está centrado no estudo individual e em grupo, sendo este último realizado no Pólo.

A interação professor/aluno, se concretiza via ambiente, “Ambiente virtual de aprendizagem”, preparado pelo professor da disciplina sob as orientações de um técnico de informática, que compõe a equipe Laed.

Desta forma, podemos pensar um sistema didático que envolve como agentes: professor, o aluno, Tutor/UFSC, saber. O “meio” será gerado pelos saberes emergentes nas atividades propostas, conhecimento prévio dos estudantes e pelos conhecimentos inerentes ao uso das tecnologias, tudo isto alimentado pelo ambiente virtual de aprendizagem. O trabalho do estudante, sua ação, neste “meio”, provoca mudanças no “meio”, e com isto, proporciona a produção de novos conhecimentos e a aprendizagem dos novos saberes objetos de estudo neste “meio”.

A avaliação será de duas formas: trabalhos práticos que envolvam resolução de problemas e provas escritas, previstas no  plano de ensino da disciplina. A aplicação das provas no Pólo será feita pelo Tutor do Pólo, com hora e dia marcado.

Material didático: Será elaborado “Orientações de estudo” por disciplina, baseada em dois livros acadêmicos reconhecidamente de qualidade no consenso da equipe dos professores do curso. Também será disponibilizado material no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Tipo de trabalho: Monografia

Formação de banca examinadora:

A Banca será composta de 3 professores

Demais requisitos para certificação: Aprovação nas disciplinas da estrutura curricular do Curso.

Como ambiente virtual de aprendizagem, usaremos a plataforma moodle, customizada pela equipe LAED, já em uso para os Cursos de Graduação: Licenciatura em Física e Matemática. Por meio deste ambiente, será feito o acompanhamento (professor x aluno e Tutor x aluno) à distância, além de desenvolvimento de Fóruns de discussão, bate papo, e-mails etc.

O Departamento de Matemática e todos os Pólos, onde será implementado o Curso, contam com sala de vídeo conferência e Laboratório de Informática.