EaD-UFSCEducação na Diversidade e Cidadania

Equipe de Trabalho

Reinaldo Matias Fleuri (Coordenador Geral)

Professor Fleuri

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988), realizou estágios de pós-doutorado na Università degli Studi di Perugia, Itália (1996) e na Universidade de São Paulo (2004). Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Preside a “Association International pour la Recherche Interculturelle” (ARIC), na gestão 2007-2011. É pesquisador do CNPq. Coordena o Núcleo de Pesquisa Mover – Educação Intercultural e Movimentos Sociais (UFSC/CNPq). Participa desde 1992 do Grupo de Trabalho de Educação Popular da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd), tendo sido membro do Comitê Científico desta Associação no período de 2000 a 2002. Faz parte do Instituto Paulo Freire. É pesquisador colaborador do “Centre de Recherche sur l’intervention éducative” – CRIE (Canadá). Tem desenvolvido, coordenado e orientado pesquisas, que resultaram em publicações e produções acadêmicas nas áreas de epistemologia, educação popular, interculturalidade, educação inclusiva e formação de educadores.

João Josué da Silva Filho (Coordenador Interino)

Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1973), Bacharelado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Entre nov. de 2003 e out. de 2004 realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos da Criança (IEC – Universidade do Minho – Portugal), aprofundando estudos sobre a Sociologia da Infância e Cultura de Pares. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Centro de Ciências da Educação, departamento de Estudos Especializados em Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação do qual foi coordenador entre 2002 e 2003, cargo que voltou a ocupar em 2008. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao infantil, formação de professores, fundamentos da Educação, novas tecnologias de informação e comunicação, planejamento educacional e informatica educativa. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos científicos. É autor de livros e capítulos de livros, bem como é editor responsável pela revista eletrônica “Zero-a-Seis” (www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis). Tem orientado trabalhos de pesquisa em nível de doutorado, mestrado e iniciação científica,bem como desenvolvido vários trabalhos de pesquisa.

Maria Conceição Coppete (Coordenadora de Tutoria)

Professora Cuca

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC), assim como Especialização em Fundamentos da Educação e Mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003). Professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina e integrante do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância, atualmente, é doutoranda (2008) pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora do Núcleo MOVER (Educação Intercultural e Movimentos Sociais). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Fundamental (anos iniciais) e superior. Suas principais áreas de atuação são: formação de professores, prática pedagógica, educação a distância, avaliação e projetos de trabalho.

Cátia Weber (Apoio de Coordenação de Tutoria)

Professora Cátia

Graduação em Ciências Sociais Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), graduação em Ciências Sociais Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), especialização em História Social no Ensino Fundamental e Médio pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), onde trabalhou o tema “Professoras indígenas, escolarização e Ensino Superior”. Atuou com formação sindical, profissional e EAD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em pesquisa sobre educação indígena, identidade étnica, etnicidade, educação intercultural e educação a distância.

Mari Bortolanza Spessatto (Revisora)

Professora Mari

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, nas áreas de Lingüística e ensino de língua nos cursos de graduação em Letras e Comunicação Social e em cursos de pós-graduação na área de Letras.

Nei Jose Martins (Apoio de Pesquisa)

Graduado em Pedagogia das Séries Iníciais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005). especialização em Docência para o Ensino Superior pela Universidade do Sul de Santa Catarina(2006). Experiência na área de Tecnologia Educacional, com ênfase na Formação de Professores.

Maurício Oliveira Haensch (Apoio de Rede)

Aluno do curso de Ciência da Computação da UFSC desde 2007. Fez parte do grupo PET Computação no período de 2007 a 2009.

Juliana Tanaka Duarte (Web Designer)

Graduanda em Design com habilitação em Design Gráfico pela UFSC. Especialista em tratamento de imagens, mas com grande interesse por webdesign. Conhecimentos em criação de material gráfico, ilustração, sinalização, embalagens e gestão de design empresarial.