EaD-UFSCAdministração

Informações sobre o ENADE

17 de dezembro de 2010 ·

ENADE

1. O que é? É o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.
  2. Quando é feito? Anualmente.
  3. Quem faz? Todos os anos o INEP/MEC define uma amostra de estudantes de alguns cursos selecionados. Em 2009, por exemplo, Administração, foi um dos cursos avaliados, mas não foi em 2010. As IES informam quem é formando e quem é ingressante no ano de realização da prova (aqueles que cursaram entre 7 e 22% da grade curricular) e o INEP CONVOCA uma amostra dos estudantes informados para a prova.
  4. O que é avaliado? Uma série de itens (plano de ensino das disciplinas, quantos docentes, quantos docentes possuem titulação de pós “stricto sensu”, entre outros critérios), mas o INEP costuma divulgar, e enfatizar, três notas relativas ao desempenho dos alunos de uma IES nos conteúdos definidos pelas Diretrizes Curriculares do MEC: Indicador de Diferença entre Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC).
  5. O que é IDD? IDD é um indicador que visa avaliar quanto a escola agregou ao desempenho dos estudantes comparando o desempenho dos formandos com o dos ingressantes. A escola que agrega muito, obtém nota 5 (cinco)
  6. O que é CPC? É um indicador construído a partir da ponderação das seguintes variáveis: IDD (30% da nota); nota dos ingressantes (15%); notas dos concluintes (15%); proporção de professores com doutorado (20%); proporção de professores com mestrado (5%); regime de trabalho com dedicação integral dos professores à IES (5%); qualidade da infra-estrutura, de acordo com a opinião dos estudantes (5%); e boa organização didático-pedagógica, de acordo com a opinião dos estudantes (5%).
  7. O que é IGC? O Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (conceito preliminar de curso) e, no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes. O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). O CPC é uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso. As medidas utilizadas são: o Conceito Enade (que mede o desempenho dos concluintes), o desempenho dos ingressantes no Enade, o Conceito IDD e as variáveis de insumo. O dado variáveis de insumo – que considera corpo docente, infra estrutura e programa pedagógico – é formado com informações do Censo da Educação Superior e de respostas ao questionário socioeconômico do Enade.
  8. Como são elaboradas as notas? Resumidamente: (1) é obtida a média das notas dos estudantes de uma mesma IES; (2) é calculado o desvio padrão (dispersão) das médias de todas as instituições; (3) os resultados são colocados em uma curva normal; (4) são identificados na curva os segmentos que serão utilizados para classificar os cursos; (5) é feito o enquadramento nos segmentos; (6) são arredondadas as notas,  utilizando notas entre 1 e 5 em função da posição da IES na distribuição nos intervalos da distribuição.
  9. Para que servem tais notas? O ENADE faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e é um componente importante de avaliação do curso e das IES. Seus resultados podem servir para definir prioridades e recursos nas IES, principalmente nas públicas.
  10. E qual é a notícia?

Notas do Curso de Administração da UFSC no ENADE 2009:

1. IDD – 5
  2. CPC – 5
  3. IGC – 5

Vale a pena lembrar que todos estudantes do presencial (matutino e vespertino) realizaram a prova, tanto ingressantes como formandos, e todos os estudantes do Projeto Piloto II e da UAB, na modalidade a distância realizaram a prova como ingressantes. Ou seja, parabéns aos alunos de Florianópolis (SC), Palhoça (SC), Joinville (SC), Canoinhas (SC), Chapecó (SC), Lages (SC), Criciúma (SC), Tubarão (SC), Araranguá (SC), Laguna (SC), São Francisco de Paula (RS), Hulha Negra (RS), Jacuizinho (RS), Seberi (RS), Tapejara (RS), Tio Hugo (RS), Cruzeiro do Oeste (PR), Paranaguá (PR), Vidade Gaúcha (PR), Mata de São João (BA), Boa Vista (RR), Bonfim (RR), Mucajaí (RR), Caroebe (RR) e Uiramutã (RR) pela nota máxima que conquistamos.

Esta notícia mostra a responsabilidade que temos diariamente que enfrentar diante da Coordenação do Curso. O desafio de construir, formar e educar com qualidade se dá com uma equipe que inclui tutores presenciais e a distância e os vários professores que compõe e compuseram a nossa coordenação de Administração, na modalidade a distância, desde o surgimento do primeiro projeto.

Então é hora de agradecer o esforço de todos e desejar um Feliz Natal e que 2011 seja repleto de sucesso nos muitos desafios que nos esperam.

Um gigantesco abraço (que seja capaz de abraçar a todos nos 25 pólos distribuídos em 5 estados brasileiros)

Rogério da Silva Nunes

Coordenador do Curso de Graduação em Adminstração