1 INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO
1.1 Como é o ingresso no curso de Administração a distância da UFSC?
O ingresso dos acadêmicos é realizado por processo seletivo realizado pela Comissão Permanente do Vestibular (COPERVE) da Universidade Federal de Santa Catarina.
1.2 Quando o vestibular para o curso de Administração a distância ocorre?
Os processos seletivos para ingresso no curso de Administração a distância não são regulares. Dessa forma, os interessados devem ficar atentos às notícias no site da UFSC (www.ufsc.br) e no site da COPERVE (www.coperve.ufsc.br).
1.3 Qual a duração do curso de Administração a distância?
O curso é realizado em 9 semestres, ou seja, quatro anos e meio.
1.4 O curso é gratuito?
Sim.
1.5 O curso é totalmente a distância?
Não. Durante o semestre os alunos devem comparecer aos polos de ensino para realização de avaliações e seminários.
2 FUNCIONAMENTO DO CURSO
2.1 Quais os recursos educacionais utilizados no curso?
O curso é desenvolvido na plataforma Moodle e o desenvolvimento das atividades é baseado nos seguintes recursos didáticos:
- Livro texto: cada disciplina dispõe de um livro texto disponibilizado aos estudados no formato impresso ou digital. Ao final de cada unidade, o estudante encontrará sugestões de leituras e atividades obrigatórias e/ou complementares, além da indicação de textos, livros e sites visando um melhor desenvolvimento do processo a distância.
- Vídeo-aulas: o professor disponibiliza vídeo-aulas relacionadas aos temas estudados em cada disciplina. O estudante pode realizar o download destes vídeos para assistir em qualquer tempo ao longo dos seus estudos.
- Video-dúvidas: no decorrer da disciplina, os estudantes enviam suas dúvidas para que o professor as responda por meio de um vídeo.
- Chats: os chats (bate-papo on line) são realizados com os tutores a distância e com os professores da disciplina com datas e horários pré-programados. Consulte o calendário dos chats e programe-se!
- Tutoria a distância: acompanham os estudantes ao longo do curso auxiliando-os em relação aos conteúdos das disciplinas.
- Tutoria presencial: acompanham os estudantes ao longo do curso, presencialmente nos polos de ensino, auxiliando-os em questões administrativas.
2.2 Como eu retiro o livro texto?
O livro texto é disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem e somente na versão digital.
2.3 O que é o fórum?
O fórum é uma ferramenta utilizada para gerar debates no Ambiente Virtual de Aprendizagem e seu principal objetivo é gerar a discussão acerca do tema proposto pelo professor. Todas as disciplinas possuem fóruns de discussão.
2.4 Se não participar do fórum, posso recuperá-lo mais tarde?
Não. O fórum é disponibilizado durante toda a disciplina. O objetivo dessa atividade é a troca de informações, experiências, idéias, com os colegas, tutores e professores do curso. Portanto, se o estudante não desenvolver o debate ao longo do tempo, não é possível fazê-lo posteriormente.
2.5 Sou avaliado ao participar do fórum? Quais os critérios de avaliação?
Consulte o Plano de Ensino da disciplina e confira no Sistema de Avaliação o peso dessa atividade. Os critérios de avaliação consistem na qualidade da participação dos estudantes. O fórum tem como objetivo o debate, portanto, os alunos que argumentam, trocam informações, disponibilizam conteúdos encontrados, e discutem o tema ao longo da disciplina terão cumprido com excelência a atividade. Para os alunos que postarem no último dia de encerramento, com intuito de apenas “cumprir” uma atividade proposta, a nota será apenas 50%.
2.6 Posso entregar as atividades quando eu quiser?
Não. Cada disciplina apresenta um cronograma que deverá ser cumprido pelos estudantes.
2.7 O que são os Seminários Temáticos?
Na disciplina de Seminários Temáticos será proposto um tema de pesquisa relacionado às áreas estudadas com o objetivo de aprofundar o conteúdo e promover a relação teoria e prática. Os seminários poderão configurar-se como:
- palestras, mesas redondas e seminários que abordem em forma de síntese os conteúdos das áreas de formação básica;
- apresentação dos resultados de pesquisas temáticas, por meio de comunicações orais ou de outra forma de participação; e
- avaliações escritas, englobando todos os conteúdos das áreas trabalhadas no semestre.
O Seminário Temático acontece uma vez em cada semestre, com apresentação por videoconferência dos estudantes aos professores e tutores no polo de ensino. Consulte o plano de ensino do Seminário Temático para programar a atividade com seus colegas!
3 ESTRUTURA DO CURSO
3.1 Qual o papel do coordenador do curso?
O coordenador do curso é o responsável por todas as atividades do curso, desde a elaboração do projeto pedagógico do curso, bem como a oferta das disciplinas e o acompanhamento e avaliação do curso como um todo.
3.2 Qual o papel do professor?
O professor é o responsável pelo conteúdo programado das disciplinas. Ele produz e indica todo o material didático a ser utilizado no curso, bem como as avaliações dos estudantes. Possui a expertise relacionada à sua disciplina e faz parte do corpo docente da Universidade Federal de Santa Catarina.
3.3 Qual o papel do tutor a distância?
O tutor a distância acompanha o estudante ao longo de todo o curso. Com a orientação do professor, ele tira dúvidas do conteúdo, avalia o estudante, lembra-o dos seus deveres, participa dos chats, media os fóruns e o auxilia nas dificuldades encontradas pelo estudante.
3.4 Qual o papel do tutor presencial?
O tutor presencial tem o papel de coordenar atividades presenciais (como as avaliações e seminários) e orientar os estudantes no que diz respeito aos assuntos acadêmicos que tangem: matrículas, informações do curso, organização de grupos de estudos, controles acadêmicos, assistência no uso das tecnologias utilizadas, todos de maneira presencial. Sua função se relaciona menos com o conhecimento dos conteúdos e mais com sua capacidade de liderança.
3.5 Qual o papel do supervisor de tutoria?
O supervisor de tutoria coordena todas as atividades envolvendo os tutores. Ele é o responsável pela seleção, treinamento, acompanhamento e desenvolvimento das funções dos tutores presenciais e a distância.
4 ENCONTROS PRESENCIAIS
4.1 O que são os polos de ensino?
São pólos destinados aos encontros presenciais. Eles dispõem de salas de aula, biblioteca para consulta local, laboratórios de informática e salas para videoconferências. O estudante deverá ir ao polo para realização das provas, participação de seminários e eventos, e sempre que necessitar usufruir desse espaço para estudos.
4.2 Onde e quando acontecem os encontros presenciais?
Os encontros presenciais acontecem nos polos de ensino e referem-se a:
- Provas – normalmente aos sábados. Para realização das provas presencias há um tolerância de 30 minutos de atraso. Depois disso, o tutor presencial não tem autorização para permitir o acesso à sala de prova.
- Provas de segunda chamada e outros eventuais encontros são programados em dias úteis, no período noturno, com aviso prévio.
4.3 E se eu precisar faltar no dia da prova?
O acadêmico que, por motivo de força maior e plenamente justificado*, deixar de realizar avaliações previstas no Plano de Ensino deverá requerer pedido de nova oportunidade através do endereço eletrônico de acordo com o seu projeto, dentro do prazo de 03 (três) dias úteis a contar da data em que a prova foi realizada, finalizando este, exatamente, às 17 horas do último dia. No menu Formulários / Segunda Chamada de Prova você encontra o requerimento para realização da prova de segunda chamada.
No dia da prova de segunda chamada, o atestado original e idêntico ao enviado por e-mail deve ser anexado à prova. Caso contrário, a mesma não terá validade.
*A regulamentação legal para faltas está prevista no Decreto Lei 1.044/69 (saúde), na Lei 6.202/75 (gestante) e na Lei 4375/64, Ato Institucional nº5 de 1968 (serviço militar) de acordo com a documentação específica – (Declaração de Serviço Militar).
5 SISTEMA DE AVALIAÇÃO
5.1 Como eu sou avaliado em cada disciplina?
Cada disciplina disponibiliza um Plano de Ensino que contém o Sistema de Avaliação. O estudante é avaliado de duas formas:
- Atividades: correspondem a 40% da nota e são formadas por exercícios e fóruns ao longo da disciplina. As atividades são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem.
- Prova: corresponde a 60% da nota e é realizada presencialmente nos polos de ensino.
5.2 Como eu sei se estou aprovado, reprovado ou recuperação na disciplina?
Ao final da disciplina, será atribuída uma nota ao estudante de 0,0 a 10,0. Se esse valor for entre 0,0 e 2,9, o estudante está reprovado. Se esse valor for maior ou iqual a 3,0 e menor que 6,0, o estudante está em recuperação. Se esse valor for maior que 6,0, o estudante está aprovado. Procure o “Sistema de Avaliação” no Plano de Ensino de cada disciplina e saiba como você será avaliado.
5.3 Estou em recuperação, como proceder?
Se o estudante obter uma nota final de 3,0 a 5,74, ele deverá realizar a prova de recuperação. Essa prova é pré-agendada antes do início das disciplinas. Para ser aprovado na disciplina, o aluno deverá obter uma nota que, somada à sua anterior e dividido por dois, resulte em, no mínimo, 5,75 (arredonda-se para 6,0).
Por exemplo, se você conquistou a nota 4,0 ao final da disciplina, deverá obter, no mínimo a nota 7,5 na prova de recuperação. Pois (4,0 + 7,5)/2 = 5,75 que arredondando passa para nota 6,0.
5.4 E se eu reprovar na disciplina?
O aluno fará a dependência quando esta for ofertada. As dependências podem ser ofertadas em conjunto com outras disciplinas.
5.5 Como calcular o arredondamento das notas?
Notas com as decimais iguais ou menores que 0,24 são arredondadas para menos. Notas com as decimais iguais ou maiores que 0,25 são arredondadas para mais. Por exemplo, a nota 7,24 arredonda-se para 7,0. A nota 8,35 arredonda-se para 8,5.
Notas com as decimais iguais ou menores que 0,74 são arredondadas para menos. Notas com as decimais iguais ou maiores que 0,75 são arredondadas para mais.Por exemplo, a nota 9,65 arredonda-se para 9,5. A nota 8,90 arredonda-se para 9,0.
5.6 Depois de realizar uma avaliação, qual o prazo para o recebimento do feedback?
Após realizar uma atividade, o tutor terá até 5 (cinco) dias úteis para dar uma feedback aos estudantes. No caso das provas, este prazo se inicia a partir do momento em que as avaliações cheguem às mãos da supervisão do projeto, na UFSC.
5.7 E se eu não concordar com a correção do tutor em relação às atividades ou provas?
Após o recebimento das correções, o estudante terá 5 (cinco) dias úteis para pedir uma nova correção. O pedido deverá ser encaminhado junto com uma justificativa fundamentada que será analisada pelo professor. O pedido de revisão sem um devido argumento não será aceito. O tutor disporá de 5 (cinco) dias úteis para responder ao pedido de revisão.
5.8 Posso solicitar uma cópia da avaliação?
Sim. Após a liberação das correções, o estudante terá até 5 (cinco) dias úteis para solicitar ao tutor uma cópia da sua avaliação. O tutor disporá de 5 (cinco) dias úteis para o envio em forma digital da cópia da prova.
6 OUTRAS DÚVIDAS
6.1 Posso validar algumas disciplinas cursadas em outras instituições?
Sim, desde que obedeça às regras de validação de disciplinas do curso (consulte no menu Formulários / Validação de Disciplinas). Se a validação for aceita, o estudante não pode adiantar o curso.
6.2 Como posso fazer minha carteira de estudante?
É simples. Entre no site www.documentodoestudante.com.br e faça seu cadastro.
6.3 Como eu empresto um livro da biblioteca?
Consulte os regulamentos em www.bu.ufsc.br no menu Ead – Ensino a Distância. Nesse espaço você irá encontrar o Manual Ead com todas as orientações para retiradas de livros na Biblioteca da UFSC.
6.4 Vou entrar em licença maternidade, como faço para solicitar regime domiciliar?
As gestantes que desejam solicitar regime domiciliar devem seguir as orientações contidas no menu Formulários / Licença Maternidade.
6.5 Ao finalizar o curso, onde serão realizadas as colações de grau?
Todas as colações de grau serão realizadas no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis. A universidade não fornece auxílio de recursos para o deslocamento e hospedagem dos estudantes. Cada polo ou estudante deve programar-se para a cerimônia. Para maiores informações acesse formaturas.paginas.ufsc.br.