EaD-UFSCGênero e Diversidade na Escola

Edital do Prêmio Gênero e Diversidade na Escola: Edição 2013

REGULAMENTO

1. Tema
O “I Prêmio Gênero e Diversidade na Escola”, organizado pelo Curso EAD Gênero e Diversidade na Escola, será concedido ao melhor trabalho de intervenção, por pólo onde o curso é desenvolvido, nas temáticas de gênero, sexualidades e diversidades sexuais e étnico/raciais.

2. OBJETIVO
Estimular o desenvolvimento de trabalhos que gerem impacto social através do envolvimento d@s ator@s da comunidade escolar (professor@s, alun@s, pais, funcionári@s e demais membros da comunidade) através da problematização das temáticas desenvolvidas no curso, no espaço escolar da rede pública de ensino catarinense.

3. DOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
Poderão participar todos os cursistas do Curso EAD Gênero e Diversidade na Escola oferecido pelo Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC, nos cinco pólos da edição GDE 2013 (Florianópolis, Itapema, Praia Grande, Pouso Redondo e Palmitos).
Parágrafo 1º – Serão aceitos projetos de intervenção realizados, individualmente ou em grupo, em escolas no estado de Santa Catarina, com alunas e alunos de escolas da Educação Infantil, Fundamental, Ensino Médio e de Jovens e Adultos e/ou corpo docente, pais de estudantes e comunidade escolar.
Parágrafo 2º – Uma das modalidades de projetos de intervenção aceitas neste edital, será a participação no projeto institucional V Concurso de Cartazes contra a Lesbo-homo-transfobia realizado pelo IEG/NIGS no pólo de Florianópolis.

3.1 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO:
O trabalho deverá, impreterivelmente, ser apresentado em formato PowerPoint. O mesmo deverá ser apresentado no máximo em 10 minutos para uma comissão julgadora composta por três membros ligados ao Instituto de Estudos de Gênero – IEG/UFSC.

3.1.2 ITENS A SEREM ABORDADOS NA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO CONCORRENTE:
Além do título e objetivo(s) do trabalho desenvolvido, a coordenadora ou o coordenador da atividade deverá apresentar sua experiência nas diferentes etapas do processo de construção do trabalho ressaltando os pontos positivos e negativos, as facilidades, dificuldades, os enfrentamentos e os novos aprendizados das pessoas envolvidas neste processo.

4. DA INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO NA PREMIAÇÃO
Os professores e professoras de cada pólo, interessados em concorrer à premiação deverão inscrever-se até o prazo de 15 dias antes da data da apresentação do trabalho final prevista em seu pólo. Para tanto, será necessário enviar um email à tutoria presencial do pólo manifestando seu interesse em participar informando titulo, escola e cursistas envolvidos no projeto.

5. CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
5.1 – Coerência da proposta com os conteúdos teóricos do curso
5.2. – Criatividade da proposta
5.3 – Avaliação do impacto do projeto na comunidade escolar

6. DO PRÊMIO
6.1 – O prêmio consistirá em apoio para participação d@s vencedor@s no Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 que irá acontecer na UFSC, em Florianópolis, entre os dias 16 a 20 de setembro de 2013.
Parágrafo 1º – Por ocasião da premiação será divulgado o tipo de apoio concedido.

7. DA CERTIFICAÇÂO
Tod@s @s cursitas que concorrerem à premiação receberão certificado de participação no concurso. @s cursitas premiados que participarem em oficinas e mini-curso do Fazendo Gênero 10 receberão certificação de horas da UFSC.

8. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
Os resultados serão divulgados após nas cerimônias de formatura dos respectivos pólos.

Os casos omissos neste Edital serão decididos pela Equipe Organizadora da presente premiação, composta por integrantes do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC.

Florianópolis, 13 de abril de 2013.

Miriam Pillar Grossi
Coordenadora Geral do GDE/UFSC