Chamada de artigos

Chamada aberta para publicação de artigo como capítulo de livro.

Tema: Educação a Distância 4.0: Experiências, Oportunidades e Desafios em IES Públicas Brasileiras

Resumo da proposta: O Núcleo da Universidade Aberta do Brasil, da Universidade Federal de Santa Catarina com o intuito de divulgar estudos relacionados a educação a distância, torna público  a chamada aberta para recebimento de artigos para  compor o livro impresso e eletrônico: “Educação a Distância 4.0: Experiências, Oportunidades e Desafios em IES Públicas Brasileiras”. O tema sugerido tem como objetivo abordar as experiências, casos de estudo, oportunidades e desafios na educação a distância afim de conhecer sobre as práticas utilizadas por outras instituições de ensino superior públicas brasileiras, principalmente aderentes ao sistema UAB.

Organizadores:

Dr. Isaías Scalabrin Bianchi
Dr. Rafael Pereira Ocampo Moré

Editora: UFSC

Para este livro, podem ser submetidos artigos de revisão bibliográfica e/ou relatos que fomentem a discussão no âmbito da educação a distância, bem como contribuições teórico-prática como o uso de ferramentas, modelos que sirvam de referências para a aperfeiçoamento e otimização dos processos em instituições de educação superior públicas brasileiras.

Sugestão de temas de temas propostos:

  • Ferramentas para auxiliar a gestão da educação a distancia
  • Utilização de plug-ins em ambientes virtuais.
  • Adoção de gamificação na educação a distância.
  • Práticas pedagógicas: metodologias e intervenções no processo ensino-aprendizagem;
  • Uso de ambientes digitais para aquisição de conhecimento.
  • Papel das TIC’s na Mediação Pedagógica na EAD;
  • Debate sobre as tendências de desenvolvimento do e-learning (modelo de ensino não presencial), com especial atenção aos setores tecnologia, gestão e qualidade.
  • Concepções teórico-metodológicas sobre processos educacionais, tecnológicos e avaliativos;
  • Trajetórias individuais e a personalização do ensino em ambientes virtuais;
  • Experiências e estratégias relacionadas à permanência na modalidade a distância.
  • Políticas públicas: estratégias, formulação, implantação e avaliação;
  • Institucionalização de modelos educativos.
  • Fundamentos, tipologias e processos de gestão institucional, pedagógica e tecnológica.
  • Mídias e suportes tecnológicos (Recursos Educacionais Abertos, Objetos de Aprendizagem, MOOC, jogos, laboratórios virtuais, conexões de ambientes virtuais formais e informais, tecnologias de acessibilidade e inclusão);
  • Produção de conhecimento científico centrado na educação a distância e nas novas tecnologias digitais da informação e comunicação;
  • Articulação entre ensino, aprendizagem e tecnologias;
  • Concepções de experiências e práticas bem-sucedidas e consolidadas em educação a distância.

 

Prazo para Chamadas Abertas: 30/11/2019

Publicação para produção de 2020

** Avaliação e Publicação gratuita**

Enviar o artigo para o e-mail isaias.bianchi@ufsc.br


SUBMISSÕES E REGRAS

  • Aceita-se contribuições de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores;
  • Serão aceitos artigos inéditos ou que já tenham sido publicados em anais de congressos, simpósios ou seminários;
  • Aceita-se artigos redigidos em português e inglês;

Cada artigo poderá ter no máximo 5 autores por trabalho e cada autor poderá participar de no máximo 2 trabalhos;

Os trabalhos deverão ser submetidos nas seguintes especificações:

Os trabalhos deverão ser submetidos nas seguintes especificações:

I. Editor de texto: Word do Office 2003 ou superior.

II. Configuração das páginas:
– Tamanho do papel: A4 (29,7 cm X 21 cm);
– Margem superior e esquerda: 3 cm;
– Margem inferior e direita: 2 cm.

III. Configuração dos textos:
– Fonte: Times New Roman, corpo 12;
– Espaçamento entre caracteres, palavras e linhas: simples;
– Para numerar as páginas utilize o rodapé, e não o cabeçalho;
– Número de páginas: mínimo de 12, máximo de 15, incluindo ilustrações, bibliografia e notas de final de texto.

IV. Conteúdo da primeira página:
– Título e subtítulo do artigo: o título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, separados por dois pontos “:” em letras maiúsculas e negrito, na língua do texto. Exemplo: “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS“;
– Nome(s) do(s) autore(s), seus e-mails e instituição que se vinculam;
– Resumo: deve ressaltar o objetivo, a metodologia, os resultados e conclusões em no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, na língua do texto. Deve ser escrito em frases concisas, sem abertura de parágrafos;
– Palavras-chave: de três a cinco; devem aparecer logo abaixo do resumo.

V. Introdução
– Parte inicial do artigo. Nela, devem constar o assunto/tema a ser tratado, os objetivos do artigo e outros elementos necessários para situar o tema.

VI. Corpo do artigo
– Parte principal. Apresenta a exposição do assunto, podendo ser dividido em seções e subseções conforme a abordagem do tema e do método. Deve conter fundamentação teórica, metodologia e resultados da pesquisa.

VII. Conclusão
– Parte final, que apresenta as conclusões correspondentes aos objetivos propostos.

VIII. Notas explicativas
– Lista única e consecutiva para cada artigo, deve ser apresentada em algarismos arábicos, após a conclusão.

IX. Referências e citações
– Apenas as obras citadas no trabalho deverão ser apresentadas no final do texto, em ordem alfabética, em conformidade com a NBR 6023:2002 da ABNT. Para citações, utilizar a NBR 10520:2002 da ABNT.

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