Divulgação de comunicado da CAPES:
Prezados(as) Coordenadores(as) UAB,
Compartilhamos a Chamada de Artigos para compor o n.2 do v.4 da Revista de Educação a Distância EmRede. A Edição especial abordará a seguinte temática: “Polo de apoio presencial: que espaço é esse?”. O objetivo é ampliar o debate acerca das práticas pedagógicas, políticas e institucionais dos polos de apoio presenciais cuja função tanto na legislação, como na estruturação das políticas educacionais para a EaD ocupa papel de destaque e se constitui num grande desafio.
Trata-se de uma edição especial que abordará a percepção de diversos atores sobre um dos parceiros institucionais essenciais para a oferta de cursos a distância: os polos de apoio presencial cujos diferentes arranjos institucionais e pedagógicos revelam que o contexto da criação, implantação, implementação e desenvolvimento dos polos e do processo de ensino e aprendizagem mediado pelas tecnologias de comunicação e informação na educação a distância nesses espaços com participação das instituições formadoras merece e vem sendo observados por muitos pesquisadores.
Esse número será organizado pelas Editoras-Convidadas: Dra. Nara Pimentel da Universidade de Brasília, coordenadora da Cátedra UNESCO de Educação a Distância da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Dra. Mônica Eidelwein, pesquisadora integrante do NIED-UNICAMP inserida no projeto: Cátedra UNESCO em Educação Aberta e Coordenadora do Polo da Universidade Aberta em Novo Hamburgo.
A edição contará com artigos que abordam quatro linhas temáticas:
- Os polos de educação a distância: entendimentos, práticas e formas de gestão;
- Os estudantes dos polos de educação a distância;
- O papel dos atores institucionais na configuração dos polos de educação a distância;
- O impacto social dos polos de educação a distância.
As informações aos autores e orientações sobre a submissão, que pode ser realizada até 15/05/2017, estão disponíveis no endereço: http://aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/information/authors